RESERVA FINANCEIRA


Em 16/03/2021 - Saiba a importância e confira algumas dicas de como conseguir ter a sua!

Fazer uma reserva financeira e, assim, ficar preparado para uma emergência é de extrema importância. Porém, a gente sabe o quanto isso pode ser difícil pra muita gente, já que muitas vezes nosso salário parece não cobrir todas as contas.
 
Por isso, vamos dar algumas dicas e mostrar o caminho pra conseguir. Bora aprender!
 
- Comece a reserva a partir de um bom planejamento financeiro, assim saberá quanto é a sua despesa mensal. Sabendo deste valor, avalie quanto você consegue poupar por mês para saber quanto tempo precisará pra fazer a reserva de dinheiro.
 
- Seus ganhos estão todos comprometidos… e agora?
Bom, se tudo o que você ganha já tem destino, vai ser preciso avaliar se dá pra cortar alguma despesa. Comece por avaliar onde vai seu dinheiro mensalmente e separe o que é mais indispensável e o que não é pra ver se dá pra cortar alguma coisa.
 
Para identificar gastos que podem ser cortados, liste em ordem crescente os gastos prioritários. Os itens que ficarem no fim da lista serão os menos importantes. Às vezes, nem é preciso cortá-los, mas apenas reduzi-los.
 
- Defina um valor mensal para poupar
Estabeleça um valor mensal para ser guardado. Uma boa dica é por esse dinheiro numa conta ou poupança que não seja aquela que você usa para suas despesas do dia a dia, pra não correr o risco de usar o dinheiro pra outras coisas.
 
- Onde deixar o dinheiro
Claro que não é embaixo do colchão! Educadores financeiros recomendam abrir uma conta poupança só para guardar o dinheiro da reserva financeira.
 
Se preferir, pode aplicar em algum outro tipo de investimento. Mas observe que a reserva de emergência precisa ter liquidez e, preferencialmente, baixo risco.
 
- Acompanhe sua reserva financeira
A cada 6 meses ou um ano, avalie se realmente a reserva de emergência está crescendo e quantos meses de despesas básicas mensais ela já cobre.
 
Se já foi alcançado o valor estabelecido quando você começou a fazer a reserva de emergência, aproveite que já aprendeu a poupar e estabeleça uma nova meta para continuar guardando este dinheiro!
 
Fonte: consumidorpositivo.com.br
 
Gostou das dicas?! Continue nos acompanhando aqui nas Redes Sociais!